SEBRAE Minas, Irriganor e parceiros concluem o Zoneamento Ambiental e Produtivo do Ribeirão Santa Isabel.

WhatsApp Image 2019-04-11 at 15.49.12 (1)

No dia 22 de março/2019 ocorreu em Paracatu-MG, a entrega do diagnóstico do Zoneamento Ambiental Produtivo no Ribeirão Santa Isabel (ZAP), realizado pelo SEBRAE Minas, Irriganor, Prefeitura Municipal, Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu e outros parceiros.

O Zoneamento Ambiental e Produtivo detalha a disponibilidade hídrica, o uso e a ocupação do solo ao longo da bacia hidrográfica, além disso sugere ações de revitalização do ribeirão.

Entre as iniciativas para regularizar a vazão da bacia e atender a demanda atual e futura de produtores rurais e, principalmente, da população da cidade, o estudo sugere a construção de quatro barragens ao longo da calha do rio, a proteção de nascentes e recuperação de áreas degradadas.

A vice-presidente da Irriganor, a Sra. Rowena B. Petroll, esteve à frente deste trabalho representando a Irriganor, juntamente com os parceiros, e ativou arduamente para que o mesmo fosse concluído.

Para o gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, a entrega do estudo representa o início de um trabalho que contribuirá para a diminuição dos reflexos da falta de água no município. “No Dia Mundial da Água conseguimos fazer uma entrega substancial para o município, principalmente pela crise hídrica que a cidade passou nos últimos anos. Agora nós temos informações suficientes para tomar as decisões certas e partir para as ações que permitam o desenvolvimento econômico local de maneira sustentável”.

O evento de entrega do diagnóstico contou com a presença, entre outras autoridades, da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Ana Maria Soares Valentini. Segundo ela, o ZAP do Santa Isabel é um marco importante para o município, pois permite o direcionamento dos trabalhos a serem feitos na bacia. “As informações da base de dados são de extrema importância para a tomada de decisão. A partir de agora devem ser colocadas em prática todas as ações para revitalizar a bacia, recuperar e diminuir a degradação e aumentar a produção de água”, ressaltou.

Ao final do evento, o gerente do Sebrae Minas entregou exemplares do estudo para o prefeito de Paracatu, Olavo Condé, para a secretária de estado, Ana Valentini e para a vice-presidente da Irriganor, Rowena Petroll. O Diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo da Bacia do Santa Isabel é um documento de domínio público e ficará disponível no endereço www.meioambiente.mg.gov.br.

 

 

Fonte: Fotos e conteúdo da Agência Sebrae Minas, com adaptações de Juliana Gracieli.