Irriganor participa da criação de Unidades Técnicas de Referência em Bonfinópolis de Minas-MG.

20190530_130346.jpg

No dia 30 de maio/2019 a Irriganor participou do “Encontro” na propriedade do Sr. Balbino Vieira, pequeno produtor familiar, em Bonfinópolis de Minas. A propriedade do Sr. Balbino faz parte de um projeto do GTDS, Grupo de Técnicos de Desenvolvimento Sustentável, integrado por representantes da Secretaria de Agricultura, EMATER, IEF, Câmara de Vereadores, Agência Vale Urucuia e Irriganor. Este projeto visa adequar a pequena propriedade de modo a atender as necessidades elencadas ali e desenvolver os possíveis potenciais da mesma. Vale ressaltar que estas demandas surgiram com as necessidades apontadas pelo Zoneamento Ambiental e Produtivo do ribeirão Almas.

A propriedade do Sr. Balbino foi estudada pelo GTDS e este “encontro” ocorreu para que fosse exposto a ele e sua família as possíveis intervenções a serem realizadas  na sua área, onde as mesmas serão colocadas em prática com a autorização do proprietário e posteriormente esta propriedade virá a ser mais uma Unidade Técnica de Referência para a região de Bonfinópolis de Minas-MG. As problemáticas ambientais encontradas na propriedade foram estudadas pelo GTDS e após os estudos são apontadas medidas eficazes que visem diminuir os impactos de degradação ambiental provocados ao longo dos anos, adoção de medidas que melhorem o poder aquisitivo econômico e social da família.

Essas ações visam a conservação, sustentabilidade e manejo adequado dos recursos naturais. Estima-se que para a área do Sr. Balbino, representada por 42 hectares, serão construídas 20 barraginhas e uma área com cerca de 400m cedida pelo Sr. Balbino para cercamento visando à preservação das nascentes presentes em sua propriedade. Já foi realizada a análise do solo, serão também propostos cursos de capacitação para a família visando o aumento da renda econômica, serão oferecidas também mudas de espécies nativas para recomposição da área de APP (área de preservação permanente). A prefeitura local estará custeando a maior parte das despesas.

Além da Irriganor estiveram presentes neste encontro representantes da Secretaria de Agricultura, Agência Vale Urucuia, IEF, EMATER, além dos vizinhos próximos à propriedade. Importante salientar que, na realização deste e de outros eventos, procuramos sensibilizar o maior número de pessoas a participarem para que sejam co-participantes deste processo que vem sendo implantado na região do ribeirão Almas.

IMG_5726-min-1068x712

Entendemos enquanto GTDS que é de suma importância que estejam todos envolvidos neste processo, pois a tarefa é árdua e vultosa e que necessita ser realizada, cabendo a cada um dos envolvidos dar a sua contribuição.

 

Foto 1 e texto por: Juliana Gracieli R. de Oliveira

Foto 2: Ana Paula Oliveira – Diário de Bonfinópolis