Irriganor participa da Audiência Pública para apresentação da APA da Serra do Taquaril e Planos de Manejo dos Parques Municipais em Unaí-MG no dia em que é comemorado “O Dia Mundial do Meio Ambiente”.

20190605_145930 (2)

No dia 05 de junho/2019 ocorreu na Câmara Municipal de Unaí-MG, uma audiência pública para apresentação dos planos de manejo e conservação dos parques municipais e criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Taquaril, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na oportunidade o analista ambiental e servidor público da prefeitura local, Carlos Komeno, pôde apresentar o zoneamento das áreas e enfatizou a preocupação com a atual administração em investir em ações ambientais para a população local e futuras gerações.  Os parques municipais são: Dujardes Caldeira, Duca Menezes, Senhorinha Lemos do Prado e José do Vale, e ainda o Parque Álvaro Rodrigues Barbosa, cujo projeto aguarda apreciação e votação na Câmara Municipal para virar lei.

20190605_154558.jpg

O zoneamento destas áreas é de suma importância para delimitar as áreas de preservação ambiental e a partir desta delimitação é que se poderá organizar melhor as implantações físicas básicas e necessárias a serem implementadas dentro dos parques como construção de trilhas, banheiros, instalação de bebedouros, etc.

Nesta audiência pública também foi apresentado o projeto de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Taquaril e conforme falado, foi uma sugestão do Ministério Público de Minas Gerais, em função de tentar conter as construções que avançam no sentido “topo” da Serra. É de conhecimento da grande maioria que a Serra do Taquaril é utilizada para prática de esportes, caminhadas, cultos religiosos, mas várias outras interrogações podem ser respondidas através do Plano do Manejo e Zoneamento. Como por exemplo podemos citar: qual a fauna e flora local? Já foram realizados estudos ambientais naquela área? E as antenas de telecomunicação que foram instaladas por lá? E para as novas antenas a serem instaladas? Esses questionamentos são apenas alguns dos exemplos que devem ser consultados ou sugeridos pela população unaiense. Esses documentos estão disponíveis na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para consulta, sugestões dentro de um prazo de 30 dias. Após a aprovação dos mesmos, serão incorporados às leis municipais que instituíram a criação dos parques municipais e a APA da Serra do Taquaril.

20190605_145220 (2).jpg

Estiveram presentes no local autoridades políticas, associações, representantes de órgãos públicos estaduais, universidades, escolas públicas, representantes religiosos e sociedade civil.

 

Texto e fotos por Juliana Gracieli R. de Oliveira.